O Museo Vasco del Ferrocarril é um dos melhores museus dedicados a caminhos-de-ferro na Europa. Localizado em Azpeitia, o Museu desenvolve-se por uma extensa área que foi dedicada a atividades oficinais do caminho-de-ferro de Urola.
A linha de Urola ligava Zumárraga e Zumaya e foi o primeiro caminho-de-ferro elétrico de Espanha quando foi inaugurado em 1926. Durou apenas 60 anos, fechando em 1986 e sendo inteiramente desmantelado de seguida, o que ocorreu em 1988. Ao passo que a maioria do traçado é hoje uma das numerosas vias verdes espanholas, o troço entre Azpeitia e Lasao, com cerca de cinco quilómetros, foi reconstruído, sem catenária, para poder albergar atividades do museu como circulações a vapor.
Aberto ao público em Janeiro de 1992, o Museu de Azpeitia foi sendo sucessivamente melhorado ao longo dos anos e dispõe de duas peças funcionais que pertenceram à CP. A locomotiva E205, que durante largos anos circulou na linha do Corgo, é uma das principais atrações do museu e da época de circulações a vapor. O seu restauro ficou completo no ano 2000, nas instalações do Museu.
Já em 2007, a automotora Allan 9301, que circulou no Vale do Vouga durante décadas, foi transladada de Sernada do Vouga, onde estava ao abandono, para ser recuperada em Azpeitia com a ajuda de técnicos da EMEF do Porto. Desde então é possivelmente a peça de maior prestígio a circular no curto troço de via explorada pelo Museu.
Reviver os anos 50
Adquiridas na década de 50, as Allan 9300 tiveram um papel fundamental na rede de via estreita da CP, tendo sido a série de material circulante do pós-vapor mais omnipresente da rede de via estreita, a par das locomotivas 9000 e 9020.
A unidade 9301 está impecavelmente restaurada e é uma das peças mais importantes da coleção de Azpeitia. Enquanto a 9310, unidade restaurada no Porto e parqueada em Sernada do Vouga, aguarda por planos de utilização provavelmente na linha do Vouga, a oportunidade de reviver estas míticas automotoras holandesas existe no verdejante País Basco.
Após uma visita de cerca de uma hora pelo Museu, faremos uma viagem de ida e volta a Lasao, com tempo para fotografias à magnífica automotora. Para evitar complicações na recolha de imagens e no desenrolar do passeio, o passeio fica limitado à lotação da automotora – 45 pessoas.
Sud Expresso – o prazer das viagens noturnas
É um dos poucos noturnos da península, e um dos poucos na Europa cuja existência de curto prazo não está ameaçada.
A viagem no Sud Expresso será um dos pontos altos do programa, utilizando os descontos de grupo que CP/Renfe oferecem para a viagem. Tendo em conta os horários deste comboio, ele permitirá fazer a deslocação ao País Basco de forma confortável e evitando despesas com dormidas na zona de San Sebastian.
Por defeito, os lugares a reservar serão lugares sentados com partida da estação mais conveniente para os participantes. A opção de viajar deitado é também possível, sendo que para isso as reservas só podem ser feitas em múltiplos de quatro pessoas.
Programa
- Viagem no Sud Expresso entre Lisboa e San Sebastian, com partida de Lisboa às 21:25 de dia 09/06/2016.
- Passeio e almoço por San Sebastian, entre as 11:00 e as 14:00, de dia 10/06/2016.
- Viagem de autocarro entre San Sebastian e Azpeitia.
- Visita ao museu entre as 15:00 e as 16:00.
- Viagem exclusiva na Allan 9301 entre as 16:00 e as 17:00.
- Viagem de autocarro entre Azpeitia e San Sebastian.
- Viagem no Sud Expresso entre San Sebastian e Lisboa, com partida de San Sebastian às 19:10 de dia 10/06/2016.
Preços
A organização encarregar-se-á de adquirir bilhetes para viagens e museu, para o grupo todo. Os preços são os seguintes.
De Lisboa
- 110€, com viagem de ida e volta em lugar sentado.
- 145€, com viagem de ida e volta em lugar deitado.
Do Porto
- 112€, com viagem de ida e volta em lugar sentado.
- 145€, com viagem de ida e volta em lugar deitado.
De Coimbra-B
- 100€, com viagem de ida e volta em lugar sentado.
- 145€, com viagem de ida e volta em lugar deitado.
Os interessados devem manifestar desde o início qual das opções preferem.
Para outras origens, contactar a organização.
Prazos para Inscrição e Pagamento
Devido aos prazos impostos pelas várias entidades envolvidas (Museu, CP, Renfe e Guipuzcoana), são impostos os seguintes prazos:
- Para confirmação da inscrição: 06-03-2016: o inscrito compromete-se a pagar os valores envolvidos mesmo que possa vir a não poder comparecer;
- Para pagamento dos montantes: 20-04-2016
- Todos os participantes confirmados receberão por email os dados para pagamento no momento em que confirmarem a sua participação.
Opções a bordo do Sud Expresso
A bordo do Sud Expresso é possível ainda jantar e tomar o pequeno almoço.
O pagamento é feito a bordo e não está incluído no programa. Visto que não existe carruagem-restaurante, devem ser feitos os pedidos e reservas antecipadas junto do concessionário, o senhor Luís Vicente, pelo telemóvel 937758116.
Contactos e Inscrições
Para informações, inscrições e confirmação de pagamento, podem ser utilizados os seguintes contactos:
- Email: viagens@portugalferroviario.net
- Através do Fórum Portugal Ferroviario
O passeio conta também com divulgação da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, e o grupo de Viagens e Lazer da associação está à vossa disposição para inscrições e dúvidas através dos canais habituais. Basta dirigir o seu pedido ao departamento Viagens e Lazer e escolher a opção “Passeio Azpeitia CP 9300”.