A nossa locomotiva “Netta”, construída por um grupo de sócios sob a orientação do falecido John de Mascarenhas, que para além das muitas centenas de horas de trabalho que dedicou ao projeto pôs à disposição da APAC sua bem equipada oficina, está velhota.
Está sem folego, com várias artroses e outras complicações que a idade traz, mas ainda não está pronta para a sucata.
Nada disso. Pode e deve ser recuperada, mas até lá estará fora de serviço.
Para a substituir e um dia repartir com ela as tarefas da secção de Modelismo Tripulado, chegou hoje uma nova locomotiva cuja inauguração oficial será anunciada brevemente.
Porque o Vapor Vivo como também é conhecido, não pode parar.
Tal como a “Netta”, esta locomotiva também é de um modelo tipicamente Britânico.
Reproduz uma locomotiva para serviços de mercadorias relativamente recente (de 1927) da Companhia LMS de 3 eixos conjugados com cilindros e distribuição interior.
Este modelo foi por nós escolhido tendo em atenção vários critérios, nomeadamente os da simplicidade, segurança, facilidade de operação e de manutenção.
Os cilindros internos têm o defeito de esconder todas aquelas bielas que fazem o encanto de quem vê a máquina em movimento mas, protegem muito mais todo esse delicado mecanismo quando dos inevitáveis descarrilamentos.
A fornalha muito mais larga e com maior superfície de grelha, facilitam muito a condução do fogo e “perdoa” alguns erros do fogueiro improvisado enquanto ele se vai habituando á função.
O facto de ter duas válvulas de segurança, cada uma com capacidade suficiente para evitar problemas, foi outro dos fatores importantes.
Finalmente tendo apenas 3 eixos e um empatamento rígido mais curto, permite à locomotiva acomodar-se melhor de curvas de menor diâmetro.
Horas e horas de divertimento e ainda mais horas de trabalho de preparação, limpeza e manutenção em perspetiva para a presente equipa do Vapor Vivo e para os novos “recrutas” que se queiram voluntariar para uma aprendizagem longa e nem sempre muito limpa ou leve mas tão gratificante quando depois vemos a alegria das crianças e respondemos às perguntas dos graúdos que as acompanham.
Esta concretização resultou de protocolo estabelecido com a Junta de Freguesia Benfica para dinamização de um circuito de modelismo tripulado no complexo do Palácio Baldaya.





Absolutamente fascinante! Esta miniatura da LMS 4F é absolutamente maravilhosa!
Mal posso esperar para ver o que o futuro tem para ela.
Julgando pela forma da placa de construção. Esta miniature representa as locomotivas que foram construídas e Derby, Crewe, St Rollox our Horwich.
Desejo o melhor para vocês e para ela!