FAQ – Perguntas Frequentes

  1. Qual a vantagem de estar registado no sítio oficial da APAC?
  2. Sou sócio da APAC inscrito até 31/12/2015, como posso aceder à minha conta?
  3. Como devo proceder para me registar?
  4. Como posso consultar o meu estatuto de associado?
  5. Posso pagar quotas online?
  6. Como posso fazer-me sócio?

Qual a vantagem de estar registado no sítio oficial da APAC?

O sítio oficial da APAC tem diversas funcionalidades implementadas que se destinam a melhorar a experiência online de sócios e não sócios e a promover uma maior abertura da associação à sociedade em geral. Como tal, foram e serão desenvolvidas ferramentas embutidas no sítio oficial a que vão poder recorrer as pessoas com registo. O registo permitirá à APAC direcionar futuras comunicações e atividades diretamente para os interessados ou que em algum momento tenham recorrido à associação a propósito de um tema relacionado.

Sou sócio da APAC inscrito até 31/12/2015, como posso aceder à minha conta?

Se partilhou com a associação um endereço de email antes de 31/12/2015, então a boa notícia é a de que já tem uma conta criada neste site. Basta ir ao botão “Log-In” existente no topo da página, e pedir para recuperar a password. Ser-lhe-á pedido que insira o seu nome de utilizador ou email. Neste caso deve inscrever o email que partilhou previamente com a APAC. Se já não for o seu email ou se tiver mudado para outro preferencial entretanto, entre em contacto com a associação através de helpdesk@caminhosdeferro.pt para atualizar primeiro o registo de associado.

Como devo proceder para me registar?

A inscrição pode ser feita com recurso ao botão “Log-in” existente no topo da página, à direita. Se já fosse sócio da APAC antes de iniciar 2016, considere consultar primeiro a associação para comunicar o email que vai utilizar na página. Isto porque o email deve ser o mesmo que consta da base de dados da associação, de modo a que possam ser disponibilizados conteúdos restritos a sócios de acordo com o estatuto do sócio (quotas em dia).

No registo terá de providenciar um email, um username a utilizar no site e várias outras informações pessoais que podem ser importantes para facilitar processos futuros: compras online, adesão à associação, registo nas atividades da associação ou pedidos de ajuda. Em caso de dúvidas durante o processo, pode sempre consultar o suporte genérico que a APAC disponibiliza no seu site, quer através do separador “Pedidos e Suporte”, que directamente através do email helpdesk@caminhosdeferro.pt

Como posso consultar o meu estatuto de associado?

Esta é uma das novas funcionalidades que está reservada para quem tiver registo no sítio. Associado o email do registo com o email da base de dados da APAC, e tendo em conta que ambas comunicam neste novo sítio), o sócio (com quotas em dia ou não) poderá consultar no separador “Área Pessoal > Dados de Associação” o estado da sua associação, quando deverá pagar novamente as quotas anuais ou até o seu número de sócio.

Posso pagar quotas online?

A partir de agora é possível gerir a sua relação com a APAC online. Ainda não estão disponíveis as opções de pagamento online, mas pode iniciar o processo e garantir o seu desfecho positivo via sítio oficial, indo ao separador “Área Pessoal > Pagamento de Quotas”. Aí poderá escolher o tipo de associado que é (sócios coletivos e internacionais, por favor tratar pelas vias habituais através de apac@net.sapo.pt), completar com dados de cobrança e finalizar o processo.

Terá acesso ao NIB da APAC e pode também pagar nas sedes da associação. Logo que o pagamento seja recebido, a sua ficha de sócio será atualizada e passará a aceder aos conteúdos restritos da página como todos os sócios com quotas em dia.

No caso de querer pagar quotas para o futuro, pode fazê-lo mesmo tendo as quotas em dia. No caso de um sócio cuja associação termine a 31/12/2016, caso opte por pagar mais uma anuidade de quotas, o sistema renovará de imediato a sua associação até 31/12/2017.

Como posso fazer-me sócio?

Para ser sócio da APAC pode seguir duas vias: descarregar o boletim “tornar-me sócio”, no separador “Sobre a APAC > Quem Somos” ou em alternativa inscrever-se online.

Para tal, e após ter conta criada no site, ir ao separador “Área Pessoal > Pagamento de Quotas”. Quem não for ainda sócio terá a oportunidade de escolher o tipo de associação que lhe corresponde (sócios colectivos e internacionais, por favor contactar apac@net.sapo.pt) e pagar de imediato um ano de quotizações. Além do mais, e porque existe a obrigação de pagar uma jóia de inscrição de 5€, devem selecionar “Additional Contribution” de 5€, de modo a que o sistema processe o total de quotas + jóia.

Logo que esteja o seu pagamento processado (ver pergunta anterior), terá acesso às atividades e conteúdos da associação.

Os comentários estão fechados