Direção da APAC visitou as obras da nova linha Évora – Elvas

No passado dia 18 de Outubro, uma representação institucional da APAC teve a oportunidade de visitar as obras da nova linha Évora – Elvas, em visita organizada pela Infraestruturas de Portugal e liderada pelo gestor de empreendimentos, o eng. Paulo Tavares, acompanhado pelos engs. Alexandre Moreira e Rosa Leão, ambos gestores de contratos no âmbito das empreitadas em curso.

A visita começou no estaleiro do primeiro troço (Évora – Évora Norte), onde o eng. Paulo Tavares teve a oportunidade de contextualizar toda a obra em curso e destacar alguns dos principais marcos da obra, como a possibilidade de compatibilizar tráfego de passageiros a 250 km/h e tráfego de mercadorias a 120 km/h, com excepção da variante a Évora, que substitui parte do traçado original entre Évora e Évora Norte (na prática, onde se situou em tempos o apeadeiro de Sousa da Sé), onde a velocidade praticável varia entre 90 e 120 km/h.

Saída de Évora, com a antiga ponte do ramal de Reguengos em primeiro plano
Ponte Asseca II, no troço Alandroal – Elvas
O troço Freixo – Alandroal já se encontra concluído. Aqui, perto do Alandroal

Com um investimento de 338 milhões de Euros e obras de construção civil quase terminadas, os quatro troços incluem três estações técnicas para cruzamento e ultrapassagem de comboios. Os dois troços Évora Norte – Freixo e Freixo – Alandroal estão praticamente concluídos e até ao início de 2023 deverão ficar entregues, a que se seguirá a empreitada de via, catenária e sinalização. O mesmo deve acontecer no troço inicial. O troço Alandroal – Elvas, que com cerca de 40 quilómetros é o maior do total de cerca de 100 quilómetros a construir, tem entrega prevista para mais tarde mas sem impacto na instalação da via, que se prevê iniciar-se do lado de Évora.

Note-se que esta será a primeira linha dotada do standard europeu de gestão de tráfego e sinalização ERTMS, uma evolução fundamental para suavizar as fronteiras ferroviárias no continente europeu.

Representação da nova linha – ilustração Infraestruturas de Portugal

O projeto global da “Ligação Ferroviária Sines-Elvas”, inserida no Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes (TEN-T), tem por objetivo modernizar a infraestrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora-Elvas, estabelecer uma ligação direta entre Sines e Badajoz em oposição ao trajeto atual.

O grupo, junto à ponte de Ribeira de Machede.

Os investimentos para a construção da ligação Évora/Linha do Leste/Caia integram as Ações 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

A APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro agradece toda a disponibilidade e simpatia da Infraestruturas de Portugal e seus colaboradores e reforça os votos de maior sucesso na conclusão desta obra histórica para os nossos caminhos de ferro.

Um Comentário:

  1. A ponte que surge na primeira imagem é a que atravessa o Rio Xarrama? Sendo assim, o troço compreendido entre Évora e Évora Norte vai aproveitar cerca de um quilómetro do antigo Ramal de Reguengos?

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