Um enorme sucesso na Beira Interior

A APAC realizou no dia de ontem o seu passeio pela Beira Interior, coroado por um sucesso que entra directamente para as páginas da história não apenas da associação, mas do próprio caminho de ferro em Portugal.

Ao todo, quase 500 pessoas participaram no nosso passeio, a que se somam mais de 100 pessoas que receberam os participantes na estação do Tortosendo e mais de 50 pessoas que fizeram a festa à passagem do comboio pela Benespera, uma demonstração inequívoca da vitalidade da associação e das forças vivas da região, sublinhando o enorme interesse em organizar viagens de cariz especial com alguma regularidade e com programas ferroviários diversos.

A somar ao comboio especial fretado, que totalizou nove carruagens de tipo Schindler rebocadas pela locomotiva 2610, foram ainda requisitados cerca de 300 bilhetes para ligações Intercidades em correspondência com este comboio especial, o que se traduziu também num grande êxito comercial da CP, que com este programa da APAC atraiu para o Longo Curso um volume considerável de pessoas num dia que, tradicionalmente, não é de ponta de tráfego.

Agradecemos em primeiro lugar aos voluntários que dispuseram do seu tempo durante a viagem para garantir o decurso seguro e dinâmico do programa, e que nem sempre puderam desfrutar inteiramente da viagem, para que todos os restantes o pudessem fazer nas melhores condições. Um agradecimento muito especial é dirigido aos sete tripulantes deste passeio, que foram a peça-chave para a realização deste passeio e que nos brindaram a todos com a sua generosidade, simpatia, profissionalismo e compromisso durante todo o dia. Agradecemos ainda ao conjunto dos associados da APAC, à CP – Comboios de Portugal, às gentes da Benespera e, claro, à Junta de Freguesia do Tortosendo, que nos recebeu magistralmente e encheu o coração de todos quantos participaram no evento. Por associação ao evento, agradecemos também à Infraestruturas de Portugal, sem a qual as condições reunidas na estação do Tortosendo não teriam sido tão ideais.

O evento mereceu ainda um amplo destaque por parte de outras entidades, sendo de salientar além das entidades mencionadas a representação da Câmara Municipal da Guarda, através da sua vereadora do turismo Diana Monteiro, e da presença – a título particular, é preciso sublinhar – da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

Apelamos a todos quantos tenham seguido este comboio pelo lado de fora que nos façam chegar os vossos vídeos e fotografias – é uma excelente motivação para continuarmos a lutar por realizar mais comboios destes que, além de satisfazerem quem lá vai dentro, proporciona também a quem não embarca experiências e imagens inesquecíveis. Podem fazer-nos chegar os vossos contributos para apac@net.sapo.pt – terão sempre os devidos créditos se e quando fizerem parte das nossas publicações, como é óbvio.

Convidamos também todos os nossos amigos a fazerem-se sócios da APAC – a união faz a força, e fazendo crescer a associação teremos cada vez mais capacidade para organizar mais passeios, dispor de meios para alcançar novos desafios e, no fim de contas, alavancar ainda mais a defesa e promoção dos Caminhos de Ferro – a grande causa que nos move há mais de 40 anos!

Torne-se sócio – APAC – Site Oficial (caminhosdeferro.pt)

Vídeo da chegada ao Tortosendo – Junta de Freguesia do Tortosendo
Passagem pelas portas do Ródão do nosso comboio especial
Paragem para Almoço no Tortosendo – o nosso enorme comboio foi a estrela numa estação que transbordou de emoção.

Destaque da CM Guarda ao evento

Notícia da JF Tortosendo sobre o evento

Deixe uma resposta