Preservação Ferroviária

preservacao

A APAC conta desde 2016 com um grupo de associados dedicado à preservação ferroviária. Com dois responsáveis, o grupo foca-se em projetos relacionados com a ampla temática da preservação, onde se inclui:

  • Estudo e consultoria em regulamentação, tendo em vista regimes aplicáveis a explorações de carácter excepcional / turístico;
  • Disponibilidade para apoio ao Museu Nacional Ferroviário em acções de identificação e manutenção de material circulante;
  • Desenvolvimento de projectos de preservação próprios;
  • Disponibilidade para apoio a projectos de preservação ferroviária de entidades diversas, como Câmaras Municipais, Movimentos Cívicos, entre outras.

Como é o caso de todos os grupos funcionais, o grupo de Preservação Ferroviária funciona em articulação com a direcção da Associação de modo a maximizar a viabilidade e visibilidade das suas acções. O grupo divulgará à medida das necessidades oportunidades de participação para todos os sócios interessados, à medida dos projectos que estiverem em preparação ou execução.

O maior objectivo é o de posicionar a APAC no movimento que existe à escala europeia de participação de associações de entusiastas e outros benfeitores na preservação de material circulante, possibilitando um maior número de unidades históricas em estado de funcionamento e para participação em actividades diversas como passeios, exposições ou até workshops de manutenção e condução. Porque a memória do caminho de ferro é, acima de tudo, uma memória com vida e porque cabe aos entusiastas um papel activo para a sua imortalização.

Pode desde já contactar-nos para informações ou questões genéricas através dos pedidos de suporte (tem de estar registado para lhe aceder), direccionados ao departamento de Preservação Ferroviária.

preservacao

Os comentários estão fechados