Avanços estivais

No mês de férias não deixámos a Nohab 0111 desacompanhada e numa sessão dupla com várias visitas à mistura conseguimos avançar bastante no restauro exterior das duas cabines da automotora.

Com soluções técnicas apropriadas, iniciámos a reparação de buracos na chapa nestas zonas, permitindo nas próximas sessões começar a finalizar as formas das duas cabines, ficando aptas a receber o primário definitivo, antes da aplicação da pintura final.

Identificámos no restauro das cabines várias zonas com marcas da muito longa e por vezes acidentada carreira destas automotoras. As zonas betumadas, na ausência de sinais de corrosão, são mantidas para facilitar o acabamento das formas. Estas merecerão aliás bastante trabalho nas nossas próximas sessões, a primeira das quais já no dia 8 de Setembro, pois as bonitas frentes arredondadas da automotora obrigam a muito trabalho – e um trabalho bastante perfeito – para voltarem a luzir as suas bonitas formas.

Trabalhos de reparação de chapa

Os maiores fornecimentos necessários para recompor a automotora estão já em preparação, para substituir vidros partidos e substituir chapa que não é possível reparar. O trabalho na 0111 entra agora, decisivamente, na fase de reparação efectiva, antes de se passar para a fase de acabamentos no exterior, o que não acontecerá certamente antes de 2019.

Destapada a pintura original (verde) e a pintura dos anos 60 (azul, com faixa vermelha)

Como sempre, poderá visitar-nos, bastando para isso coincidir connosco entre as 14:30 e as 16:30 e indicando essa vontade na bilheteira do Museu. Venha visitar o Museu Ferroviário! Para nos ajudar neste projecto, pode entrar em contacto connosco (preservacao@caminhosdeferro.pt) e se quiser contribuir financeiramente, pode desde já adquirir o livro consagrado às automotoras Nohab, com lançamento previsto para Outubro – https://www.caminhosdeferro.pt/loja/produto/as-automotoras-nohab-em-portugal-nohab-railcars-in-portugal/



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *