Apesar dos tempos serem pouco amigáveis para o nosso projecto, com as incontáveis restrições por conta da crise da Covid-19 e da própria natureza do projecto implicar a reunião de pessoas vindas de zonas distintas do país, os trabalhos reduziram substancialmente a sua intensidade em …
Após três meses de ausência devido à situação sanitária no país, voltámos ao trabalho na nossa tão querida Nohab 0111, no Museu Nacional Ferroviário, no passado dia 13 de Junho, dia de Santo António. Com os redobrados cuidados a que os dias de hoje se …
Em jornada dupla, a nossa equipa desenvolveu nos dias 18 e 19 de Maio as duas sessões de restauro do mês de Maio e os avanços continuam em passo firme. A nossa prioridade é ter as duas cabines prontas para pintar até ao final do …
No fim de semana de 18 e 19 de Maio, o Museu Nacional Ferroviário soprará as velas de mais um aniversário e tem preparada uma agenda muito especial para o celebrar. No dia 18, data do seu aniversário, o Museu Nacional Ferroviário tem um programa …
Já está a decorrer a entrega da declaração de IRS referente a 2018, no site das finanças, e o núcleo de preservação ferroviária da APAC vem reforçar o apelo já feito na página principal para consignar 0,5% do IRS ao Museu Nacional Ferroviário, que é …
Dia 23 voltamos ao trabalho – venham ver os trabalhos e visitar o Museu Nacional Ferroviário! Da parte da tarde, serão feitas visitas guiadas a esta obra de restauro.
A APAC e a sua secção de Preservação Ferroviária está desde 2017 a reparar a automotora 0111 do Museu Nacional Ferroviário, no contexto do serviço de voluntariado da sua Fundação. Em média, dois Sábados por mês juntamos pessoas de todo o país no Entroncamento para …
Temos tido menos tempo para reportar os avanços no processo de restauro mas, nem por isso, têm sido menos relevantes. Apesar da elevada humidade registada na maioria das sessões de Novembro, Dezembro e Janeiro, os trabalhos de chapa avançaram, ainda que em ritmo forçosamente mais …
O trabalho na Nohab 0111 do Museu Nacional Ferroviário tem continuado com intensidade e total enfoque na chapa da automotora, muito mal tratada e a precisar de uma cura de rejuvenescimento bastante profunda e, por isso, algo mais demorada do que o previsto. Além do …
O dia 28 de Outubro é sempre especial, depois da primeira viagem ferroviária no nosso país, que se realizou neste dia, em 1856. Este ano, além da celebração dos 162 anos deste meio de transporte no nosso país, contaremos com mais uma sessão de restauro …
As automotoras de via larga da série 0100 terminaram o serviço comercial em 2006. Para a 0111, a unidade atribuída ao Museu Nacional Ferroviário, a travessia no deserto havia começado logo no final de Março de 2005, quando saiu de serviço. Inicialmente prevista para embarcar para a Argentina, o seu interior próximo do estado de origem motivou uma troca com outra unidade (a 0101) na alocação ao projeto museológico nacional.
Como infelizmente aconteceu tantas vezes por cá nem a especial relevância histórica do veículo impediu de passar vários anos ao abandono, resguardada à frente de todos e exposta não apenas aos elementos mas também ao vandalismo que na praia de vias do Barreiro-A, onde estava, era habitual.
Conforme abordado na página principal do projeto, estamos agora a investir o nosso trabalho e algum dinheiro reunido até aqui para desde já procurarmos uma dignidade diferente para a última unidade das míticas automotoras suecas Nohab.
A 0111 foi retirada do Barreiro em 2012, por alturas do abate de outras irmãs que ali esperaram o seu destino final. Foi então encaminhada para o Entroncamento onde o seu resguardo em zona segura impediu a continuação da degradação deste veículo.
Automotora 0111 junto a material destinado a abate, em 2012.
A secção de Preservação Ferroviária realizou já uma inspeção técnica ao veículo durante o 1º semestre deste ano, permitindo uma reflexão mais concreta sobre as necessidades a prever para o restauro estético da primeira fase e perspetivar o que pode ser o grau de dificuldade de devolver esta automotora a estado funcional.
Os grandes destaques são:
Alguns vidros partidos a necessitar de recuperação;
Bancos da 2ª classe em muito bom estado, apenas um necessita de restauro do tecido;
Bancos da 1ª classe a necessitarem de limpeza profunda e possível restauro integral (a validar);
Equipamentos interiores praticamente completos, faltando apenas algumas tampas e uma cadeira de maquinista;
Caixilharia de madeira muito degradada e a necessitar de substituição;
Equipamentos mecânicos aparentemente completos e em razoável estado;
Carroçaria com vários pontos de corrosão a necessitarem um trabalho extenso de recuperação.
Com base na informação recolhida elaborámos já um plano de trabalhos que vamos dar a conhecer ao longo dos próximos meses e à medida da sua execução, para no mais curto prazo possível devolvermos a esta automotora a suprema dignidade que tiveram durante a sua extensíssima carreira.
Convidamos todos os nossos amigos a entrarem em contacto connosco para nos ajudarem a levar por diante este grande projeto de restauro. 😀
A automotora no recinto do Museu Nacional Ferroviário, aguardando o merecido restauro.