/

Últimas novidades

Regeneração de chapa na cabine 2

Regeneração de chapa na cabine 2

Voltámos ao trabalho num dia de casa cheia – mais de 20 pessoas visitaram os trabalhos de restauro, sendo visível a curiosidade e o interesse quer pela automotora em si como também pelo projeto que levamos a cabo. Os trabalhos de serralharia continuam em grande […]

Direito de resposta – Notícia Webrails

Direito de resposta – Notícia Webrails

Fomos surpreendidos com a publicação de uma notícia no portal Webrails onde são mencionadas diversas questões sobre o projeto de recuperação das automotoras Nohab, sem que tenhamos sido contactados para prestar esclarecimentos. Cumpre-me assim informar que: 1 – É uma premissa do projeto a APAC […]

Acelerando como uma Nohab no Alentejo (data da próxima sessão atualizada)

Acelerando como uma Nohab no Alentejo (data da próxima sessão atualizada)

Voltámos ao trabalho no dia 21 de Abril – e o trabalho não para de ver a velocidade aumentar. A motivação da equipa está em alta e muito embora ainda em fase inicial, o restauro da chapa exterior fornece um horizonte de finalização que ajuda […]

Continua o restauro da 0111

Continua o restauro da 0111

Voltámos ao trabalho no dia 7 de Abril e voltámos a ter uma intensa sessão de trabalho na chapa. Temos toda a prioridade centrada no tratamento e regeneração da chapa, incluindo a reconstrução das muitas secções onde existem buracos. Com toda a maquinaria disponível, a […]

Recuperando chapa com 70 anos

Recuperando chapa com 70 anos

A 0111 foi entregue pela Nohab no final de 1948. A sua vida comercial de quase 60 anos e as incidências típicas de exploração motivaram inúmeras reparações de chapa ao longo da vida e bem visíveis por toda a automotora – são visíveis soldaduras relativamente […]

Sessões 10 e 11 de restauro da 0111

Sessões 10 e 11 de restauro da 0111

Dias 24 de Fevereiro e 10 de Março foram mais duas sessões importantes na longa caminhada da 0111 para a merecida reabilitação. Nem as ameaças de chuva e mau tempo demoveram os nossos voluntários de aportarem o seu contributo numa fase particularmente importante como a […]

9ª sessão de restauro – 10/02/2018

9ª sessão de restauro – 10/02/2018

Fevereiro trouxe o início do restauro da carroçaria da automotora, após alguns meses passados em intensos trabalhos de desmontagem, inventariação e restauro de peças metálicas. Neste dia começámos por preparar minimamente uma carruagem Schindler de 2ª classe parqueada ao lado da automotora e que nos […]

Abertura de Procedimento de Classificação – Complexo Ferroviário do Barreiro

Abertura de Procedimento de Classificação – Complexo Ferroviário do Barreiro

Foi hoje publicado em Diário da República, peça anexa a este artigo, a abertura do procedimento de classificação do Complexo Ferroviário do Barreiro e de um conjunto de material circulante com ele relacionado. Até 6 de Março podem ser apresentada reclamação e até 27 de […]

8ª sessão de restauro – 27/01/2018

8ª sessão de restauro – 27/01/2018

Fechámos o quarto mês de trabalho com uma sessão de trabalho mais curta mas talvez por isso mais intensa, incidindo fundamentalmente no alisamento e decapagem dos painéis interiores, preparando-os assim para o seu restauro de pintura, envernizamento e montagem de embelezadores de madeira. Tendo em […]

7ª Sessão de Restauro – 20-01-2017

7ª Sessão de Restauro – 20-01-2017

Na sessão de restauro do dia 20 de Janeiro prosseguiram os trabalhos na automotora 0111, que vai revelando necessidades de restauro de chapa bastante mais profundas do que inicialmente detetado. A atenção centrou-se por isso na continuação da limpeza da chapa, no seguimento da identificação […]


Em Destaque

O desafio de restaurar a Nohab 0111

O desafio de restaurar a Nohab 0111

As automotoras de via larga da série 0100 terminaram o serviço comercial em 2006. Para a 0111, a unidade atribuída ao Museu Nacional Ferroviário, a travessia no deserto havia começado logo no final de Março de 2005, quando saiu de serviço. Inicialmente prevista para embarcar para a Argentina, o seu interior próximo do estado de origem motivou uma troca com outra unidade (a 0101) na alocação ao projeto museológico nacional.

Como infelizmente aconteceu tantas vezes por cá nem a especial relevância histórica do veículo impediu de passar vários anos ao abandono, resguardada à frente de todos e exposta não apenas aos elementos mas também ao vandalismo que na praia de vias do Barreiro-A, onde estava, era habitual.

Conforme abordado na página principal do projeto, estamos agora a investir o nosso trabalho e algum dinheiro reunido até aqui para desde já procurarmos uma dignidade diferente para a última unidade das míticas automotoras suecas Nohab.

A 0111 foi retirada do Barreiro em 2012, por alturas do abate de outras irmãs que ali esperaram o seu destino final. Foi então encaminhada para o Entroncamento onde o seu resguardo em zona segura impediu a continuação da degradação deste veículo.

Automotora 0111 junto a material destinado a abate, em 2012.

A secção de Preservação Ferroviária realizou já uma inspeção técnica ao veículo durante o 1º semestre deste ano, permitindo uma reflexão mais concreta sobre as necessidades a prever para o restauro estético da primeira fase e perspetivar o que pode ser o grau de dificuldade de devolver esta automotora a estado funcional.

Os grandes destaques são:

  • Alguns vidros partidos a necessitar de recuperação;
  • Bancos da 2ª classe em muito bom estado, apenas um necessita de restauro do tecido;
  • Bancos da 1ª classe a necessitarem de limpeza profunda e possível restauro integral (a validar);
  • Equipamentos interiores praticamente completos, faltando apenas algumas tampas e uma cadeira de maquinista;
  • Caixilharia de madeira muito degradada e a necessitar de substituição;
  • Equipamentos mecânicos aparentemente completos e em razoável estado;
  • Carroçaria com vários pontos de corrosão a necessitarem um trabalho extenso de recuperação.

 

Com base na informação recolhida elaborámos já um plano de trabalhos que vamos dar a conhecer ao longo dos próximos meses e à medida da sua execução, para no mais curto prazo possível devolvermos a esta automotora a suprema dignidade que tiveram durante a sua extensíssima carreira.

Convidamos todos os nossos amigos a entrarem em contacto connosco para nos ajudarem a levar por diante este grande projeto de restauro.  😀 

A automotora no recinto do Museu Nacional Ferroviário, aguardando o merecido restauro.