Nesta página poderão encontrar informação sobre todas as carruagens e furgões que a Sorefame desenvolveu para a CP, adquiridos entre 1959 e e 1975.
Além das compras originais, listamos também todas as séries / veículos que resultaram de transformação dos veículos originais e que completaram as tipologias que o material de fabrico Sorefame assumiu durante a sua vida ativa.
Como se pode ver, o material de fabrico Sorefame além de muito numeroso teve as mais diversas funções nos serviços de passageiros, bagagens e correios no nosso país, prova de que os conceitos-base foram versáteis o suficiente para uma rede com necessidades muito diversas ao longo do tempo.
Unidades encomendadas à Sorefame
Ano de Construção |
Série pré-UIC |
Série UIC |
Classe |
Tipo |
Nº Unidades |
1959-1960 | APyf | Ambulância | Postal | 3 | |
1960-1962 | A9yf | 19-22 000 | 1ª | Compartimentos | 22 |
1962-1963 | AB9yf | 39-20 000 | 1ª/2ª | Compartimentos | 7 |
1963-1964 | B9yf | N/A | 2ª | Compartimentos | 11 |
1963-1964 | SRyf | 88-50 000 | Restaurante | N/A | 3 |
1965 | APyf | 00-29 070 | Ambulância | Postal | 10 |
1967-1968 | BSyf | 22-69 000 | 2ª | Salão | 40 |
1968-1969 | B11yf | 21-69 000 | 2ª | Compartimentos | 50 |
1971-1972 | A10yf | 10-69 000 | 1ª | Compartimentos | 28 |
1971-1972 | AB10yf | 30-69 000 | 1ª/2ª | Compartimentos | 9 |
1971-1972 | ASyf | 10-69 500 | 1ª | Salão | 20 |
1971-1973 | Dyf | 92-69 000 | Furgão | Bagagens | 21 |
1973-1974 | N/A | 22-40 000 | 2ª | Salão | 80 |
1974-1975 | N/A | 21-40 000 | 2ª | Compartimentos | 30 |
Total |
334 |
A série B9yf, na notação antiga, não chegou a ter numeração UIC aplicada na década de 1970 já que por altura de 1968 já havia sido integralmente transformada em outras séries, não sobrando nenhum exemplar em condição original. Várias delas foram transformadas em carruagens de 1ª classe da série 19-22 000 e outras em carruagens de 1ª classe + Bar.
Séries Resultado de Transformação
Ano de Transformação |
Série Original |
Série UIC |
Classe |
Tipo |
Nº Unidades |
1967-1968 | B9yf | 85-40 010 | 1ª+Bar | Compartimentos | 5 |
1977 | 10-69 500 | 89-50 000* | Club | Salão | 6 |
1979 | 22-40 000 | 88-40 001/2 | Restaurante | N/A | 2 |
1980? | 22-40 000 | 10-40 000* | 1ª | Salão | 3 |
1980? | 30-69 000 | 20-69 000 | 2ª | Compartimentos | 5 |
1983-1984 | 19-22 000 | 85-40 000 | 1ª+Bar | Compartimentos | 3 |
1984 | 21-69 000 | 85-50 000 | 2ª+Bar | Compartimentos | 4 |
1985 | 89-50 000 | 88-40 003 | Restaurante | N/A | 1 |
1985 | 30-69 000 | 88-40 004 | Restaurante | N/A | 1 |
* As carruagens destas séries foram posteriormente reconvertidas e reintegradas nas séries originais, com excepção de uma carruagem da série 89-50 000 que foi transformada em carruagem restaurante – a 88-40 003.