/

Complexo Ferroviário do Barreiro

Complexo Ferroviário do Barreiro

A magnífica rotunda do Barreiro

Barreiro, terra de comboios e de indústria, alberga um dos mais impressionantes e únicos conjuntos de edificado ferroviário do nosso país. Entre a estação fluvial e as grandes oficinas, praticamente tudo está desativado mercê da transferência do Longo Curso para Lisboa, em 2004, e da diminuição das necessidades oficinais que a prazo condenarão o que sobra de atividade no que já foi um dos dois complexos ferroviários mais importantes do país.

Com edifícios tão relevantes como a antiga estação fluvial, a rotunda de locomotivas, os grandes armazéns regionais e as imensas naves de manutenção, o Complexo Ferroviário do Barreiro tem condições únicas para se converter num inovador espaço urbano que revigore algumas das suas valências ferroviárias e que traga novas utilizações capazes de chamar novas atividades e fluxos turísticos.

É sobre todo este Complexo que estamos a trabalhar em articulação com mais de dez entidades diferentes, entre entidades públicas e privadas, para possibilitar que o Complexo Ferroviário recupere a sua dignidade, permitindo desenvolver novos projetos ferroviários, turísticos e sociais capazes de se tornarem numa nova centralidade à beira Tejo.

Saber Mais

Notícias

Veja aqui o documento que sumariza a visão estratégica que propomos para uma área singular, em apresentação atualmente junto de entidades públicas e privadas de diversos objetos sociais e áreas de atuação.

Visão-Estratégica-e-Dinamização-do-Espaço-2