/

Material Rebocado Sorefame

Material Rebocado Sorefame

A Sorefame construiu durante quase duas décadas mais de 300 veículos não motores para a CP, no quadro da renovação do serviço de passageiros da companhia.

A nossa secção elegeu como prioridade desde a sua instituição a salvaguarda de uma coleção representativa das várias séries de carruagens e furgões fabricadas pela Sorefame entre 1960 e 1975.

Desta forma, a nossa missão inicial foi a de realizar uma exaustiva pesquisa sobre séries e tipologia de material produzido na fábrica da Amadora, comparando com os inventários atuais (oficiais e não oficiais) de modo a apresentar às entidades oficiais uma proposta que possa fazer jus a esta etapa da história industrial portuguesa.


O Comboio Papal

Em Maio de 1982 teve lugar uma das circulações mais prestigiantes da história ferroviária portuguesa. Com efeito, a 15 de Maio de 1982 João Paulo II embarcou na composição Papal no cais número 7 de Santa Apolónia, e daí partiu para Coimbra e de seguida Braga. Na frente da composição seguia a locomotiva elétrica 2611, rebocando as cinco carruagens deste comboio – uma carruagem restaurante, três carruagens de 1ª classe e uma carruagem designada como Bataclan, pequena série de carruagens transformadas para utilização especial, à semelhança do que viriam a ser carruagens Alfa Club.

O projeto de recuperação de locomotivas 2600 insere-se no duplo objetivo de preservar uma das mais significativas séries de material motor que já circulou em Portugal e com o objetivo de completar a preservação do Comboio Papal, cujo projeto se insere na intenção de salvaguardar as carruagens Sorefame que permitam a sua evocação.

Poderão acompanhar nesta página as notícias sobre este projeto.

 

Saber Mais

 

Notícias

O Comboio Papal

Veículos Fabricados