7ª Sessão de Restauro – 20-01-2017

Nos últimos anos de vida, a 0111 recebeu uma atípica e fina camada de tinta branca na parte superior dos salões e na parte lateral da 2ª classe, desvirtuando a decoração histórica

Na sessão de restauro do dia 20 de Janeiro prosseguiram os trabalhos na automotora 0111, que vai revelando necessidades de restauro de chapa bastante mais profundas do que inicialmente detetado. A atenção centrou-se por isso na continuação da limpeza da chapa, no seguimento da identificação de todos os locais onde o seu restauro não será possível. Ao mesmo tempo concebemos o projeto de serralharia que incluirá numerosas áreas de nova chapa, já disponível, e de alguns reforços estruturais que se impõem tendo em conta a degradação de alguns perfis que pode ser constatada.

A identificação de algumas áreas especialmente problemáticas obriga-nos a desmontar mais alguns painéis que, por estarem em bom estado, não foram inicialmente identificados para tal ação. É nomeadamente o caso de painéis contíguos às portas de entrada.

Exemplo da 1ª classe, onde é visível a tonalidade creme típica de todas as superfícies interiores – no caso, visível apenas nas laterais

Depois de concluirmos a identificação das cores a reaplicar no exterior, foi feito recenseamento das áreas de pintura para prever as necessidades de aprovisionamento nesta matéria. Para completar este processo foram também identificados os RAL aplicados no interior na decoração típica das Nohab dos anos 1990, pautada por tons de creme em todos os salões, divisórias e bagageiras, e estruturas de bancos em castanho ou em antracite (consoante a classe).

Identificadas as cores e contrastadas com os registos históricos que permitirão recriar a decoração típica dos anos 1990, avançámos para os primeiros trabalhos de decapagem da pintura interior, de modo a podermos futuramente avançar para o tratamento das superfícies e posterior pintura. As barras de iluminação foram desmontadas, deixando assim toda a superfície superior livre para os trabalhos.

A próxima sessão de trabalhos está agendada para dia 10 de Fevereiro, podendo ser realizadas visitas guiadas aos trabalhos mediante pré-inscrição junto da bilheteira do Museu Nacional Ferroviário. As visitas decorrem entre as 14:00 e as 16:00.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *