/

6ª sessão de restauro – 06/01/2017

O restauro da 0111 não parou e logo a seguir às festas de fim de ano a nossa equipa retomou os trabalhos a 6 de Janeiro.

Este foi um dia importante para a fase de reparação de materiais que se inicia em 2018. Parte da equipa ficou dedicada à remoção de ferrugem da carroçaria bem como à sua limpeza, de modo a preparar a automotora para começar a ser rechapada em breve, permitindo debelar todos os muitos pontos de corrosão extrema que levaram ao aparecimento de buracos nas zonas mais sensíveis da automotora.

A restante equipa esteve dedicada à investigação e documentação histórica, procurando ao longo de toda a automotora vestígios das decorações aplicadas, quer no exterior como no interior, permitindo documentar para o futuro, com exatidão, o que foi de facto aplicado nestas automotoras.

A 0111 tem vestígios de todas as pinturas desde 1948, começando na pintura exterior verde-azeitona e creme, nas duas versões da decoração azul e acabando na pintura vermelha e branca. No seu interior também foram encontradas as diversas cores aplicadas ao longo dos anos nos salões e restantes áreas, fundamentalmente tons de rosa e posteriormente creme na 2ª classe e ainda verde e posteriormente creme na 1ª classe.

Foi ainda desenvolvido o projeto de restauro e substituição de madeiras degradadas ao nível do rodapé, que sujeitas durante anos às flutuações térmicas pela proximidade ao sistema de aquecimento e à água entrada pelas janelas se encontravam praticamente irrecuperáveis.

Entretanto na APAC estamos a promover o lançamento de um produto exclusivo e que nos ajudará a manter vivo este projeto – uma pendrive Nohab. Mais informações na página principal da associação – https://www.caminhosdeferro.pt/ – a reserva decorre até dia 31 de Janeiro!

Este slideshow necessita de JavaScript.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *