/

Visita de Estudo a Riotinto – Inscrições abertas

Cartaz do evento.
Cartaz do evento.

A secção de Preservação Ferroviária e Lazer vai realizar a sua primeira visita de estudo no dia 02 de Abril de 2017 – o primeiro destino é Riotinto, o fantástico complexo mineiro da província de Huelva, Espanha.

Em Riotinto um imenso complexo mineiro é hoje em dia um centro de interpretação da atividade mineira e incorpora património industrial de grande valor, nomeadamente duas secções de caminho de ferro por onde circulam pontualmente circulações a vapor (7 km) e a diesel (22 km).

O programa que propomos a todos os interessados compreende a visita ao Museu Mineiro, à Mina Romana, à Casa Vitoriana e à Galeria Mineira, tudo isto complementado por uma viagem no comboio a vapor – que inclui a locomotiva funcional mais antiga de Espanha – e fechando ao fim da tarde com a circulação diesel, de maior extensão e por paisagens mais espetaculares.

Riotinto alberga paisagens mineiras e naturais absolutamente imperdíveis, para lá do imenso espólio impecavelmente mantido e interpretado no local, sendo o Parque Minero de Riotinto considerado por uma ampla comunidade científica como único a nível mundial.

O ponto de encontro será na estação do Oriente, de onde sairemos em autocarro alugado para Espanha. Terá paragens no Pinhal Novo (se houver interesse de alguém para lá embarcar/desembarcar) e em Beja. O programa não inclui almoço pelo que sugerimos a todos os participantes que levem comida consigo para o dia.

 

Detalhes do programa:

Dia: 02-04-2017 (Domingo)  
Partida de Lisboa Oriente: 06:30 – Reunião às 06:15  
Chegada a Lisboa Oriente: 21:45  
Preço do programa: 55€ / pessoa  
Nº Mínimo de Participantes: 35  
Nº Máximo de Participantes: 50  

Paragem no Pinhal Novo – Paragem em frente à Caixa Agrícola, perto da estação: 06:50

Paragem em Beja – Área de serviço da Galp, junto ao parque da Cidade e perto do Cemitério (Rua de Lisboa): 09:00 – 09:15

 

Objetivos da visita de estudo:

  • Ver um caso de sucesso de preservação de património industrial e ferroviário;
  • Viajar num comboio a vapor e a diesel;
  • Convívio entre todos os participantes.

 

Inscrições:

O processo de inscrição é simples, bastando para tal:

  • Enviar email para preservacao@caminhosdeferro.pt, indicando nome e telefone de contacto, juntamente com o número de pessoas a inscrever (incluindo o próprio);
  • Após confirmação de disponibilidade de lugares, efetuar o pagamento por transferência bancária, para o IBAN da sede da APAC, que será fornecido por email e que pode ser também consultado em: https://www.caminhosdeferro.pt/sobre-a-associacao/contactos/
  • Aparecer no dia e hora marcada e desfrutar da viagem.

As inscrições encerram a 31 de Janeiro de 2017 e o pagamento deve ser efetuado até 28 de Fevereiro de 2017.



1 thought on “Visita de Estudo a Riotinto – Inscrições abertas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *