Quarta sessão de restauro

O restauro da 0111 continuou a todo o vapor no dia 18 de Novembro, em mais um dia inteiro de trabalho da nossa equipa. Com o tempo ainda a mostrar um Sol persistente, este foi um dia importante no projeto de restauro já que marcou de forma mais concreta a chegada da fase de real restauro do salão da 2ª classe.

Desde manhã cedo uma pequena equipa ocupou-se da finalização da limpeza das muitas almofadas e estofos dos bancos de 1ª e 2ª classe, concluindo a embalagem que os protegerá enquanto decorre o restauro e terminando a sua arrumação. Estes componentes já só serão novamente manuseados quando os dois salões estiverem já restaurados.

Foi realizado também o levantamento das inscrições presentes na automotora – logótipos, matrícula, indicadores de classe e outros, permitindo repetir a sua aplicação após o tratamento exterior e repintura.

No exterior continuaram os trabalhos de restauro das estruturas metálicas dos bancos, com remoção das camadas de tinta e ferrugem e aplicação de primário. Reforça-se a ideia de que esta será uma tarefa morosa e a necessitar uma alocação de recursos bastante substancial pois o trabalho não pode ser menos do que perfeito sob pena das estruturas poderem degradar-se facilmente no futuro – e não é o que pretendemos.

No interior o trabalho foi muito intenso. Nas janelas em bom estado – correspondendo às janelas não partidas – foi desmontada a parte da caixilharia que não impede o fecho e manutenção das janelas, de modo a manter o isolamento da automotora. O objetivo é desde já preparar a análise da chapa a partir do interior, que terá de ser restaurada e tratada. Nas janelas partidas, e já isoladas com plásticos aplicados exteriormente, toda a caixilharia foi desmontada, incluindo os painéis abaixo das janelas onde se localiza nomeadamente a mola que ajuda a bloquear e fechar as janelas. Nestas os danos nas caixilharias são bastante evidentes e é certo que o seu restauro é praticamente inviável, sendo necessário futuramente fazer de novo.

Durante todas as fases de desmontagem a equipa segue um criterioso processo de inventariação e numeração das peças, recorrendo por exemplo à aplicação de adesivos numerados, sendo identificado nos diagramas da automotora todas as diferentes localizações de modo a permitir que, no futuro, cada componente volte a ser instalado exatamente no sítio onde estava. Mesmo componentes idênticos (como por exemplo os bancos) regressarão ao seu local original e não a um local aleatório dentro dos atribuídos a cada tipologia. Este é um cuidado essencial tratando-se de um exemplar único do acervo do Museu Nacional Ferroviário.

É com grande motivação que nos preparamos já para a última sessão deste ano, antes da pausa festiva do final do ano, e que ocorrerá a 9 de Dezembro. Como tem sido hábito a sessão será aberta à visita dos interessados, bastando para tal inscrição junto da bilheteira do Museu Nacional Ferroviário. Venha daí conhecer este projeto!



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