Estado do parque de locomotivas 2600

O parque das locomotivas 2600 está sediado no Entroncamento desde a saída de serviço comercial de toda a série ao longo de 2011.

Neste momento, do parque de 21 locomotivas construídas, todas elas ainda existem embora duas já canibalizadas – a 2621 que iniciou revisão geral e após desmontagem parcial foi cancelada e a 2625 que teve uma avaria grave em 2009 e desde então funciona como banco de peças.

Número de Frota

Situação de Julho de 2016

2601 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial. Possibilidade de aluguer à Takargo.
2602 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2603 Retirada de serviço. Para venda.
2604 Retirada de serviço. Para venda.
2605 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2606 Retirada de serviço. Para venda.
2607 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2608 Retirada de serviço. Para venda.
2609 Retirada de serviço. Para venda.
2610 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2611 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial. Possibilidade de aluguer à Takargo.
2612 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2621 Retirada de serviço. Para venda. Desmontada. Cabine original.
2622 Reserva ao serviço comercial. Cabine original.
2623 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2624 Retirada de serviço. Para venda.
2625 Retirada de serviço. Para venda. Desmontada. Cabine original.
2626 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2627 Equipada com comando múltiplo. Reserva ao serviço comercial.
2628 Retirada de serviço. Para venda.
2629 Retirada de serviço. Para venda. Cabine original.

O Museu Nacional Ferroviário pediu já a incorporação da locomotiva 2611 no seu acervo, pelo facto de se distinguir das restantes por ser a locomotiva que rebocou o Comboio Papal a 15 de Maio de 1982. Como esta locomotiva não tem ainda perspetiva de desativação, foi o MNF aconselhado por nós a propor a afetação imediata de uma alternativa, a que se deverá somar mais tarde a locomotiva 2611.

Entre as duas alternativas propostas constam a 2622 e 2629, por se tratarem dos únicos exemplares em estado de marcha que mantêm um aspeto praticamente original – as únicas não renovadas entre 2004 e 2010, juntamente com as 2621 e 2625.

O processo aguarda agora desfecho positivo por parte da CP.



2 thoughts on “Estado do parque de locomotivas 2600”

  • Olá. Tive um sonho com esta locomotiva hoje…por que será? Ela ainda está em funcionamento? No sonho, uma das linhas de um trecho da estrada estava fraca devido a um desbarrancamento – havia o perigo de descarrilhamento do trem F 2600.

  • Que saudades…… estudei na FERNAVE nos anos 90 . Deram me conhecimento em todos os aspectos para a vida . Uma formação que nos dias de hoje será dificil de encontrar.
    Trabalhei nas oficinas de Contumil na manutenção destas locomotivas ( serie 2600 ).
    Fica a nostálgica imagem das 2601 e 2603 num acidente na linha de ensaios. Ambas foram reparadas no Barreiro se me recordo bem.

    Cumprimentos para todo o mundo ferroviário!

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