Um desígnio fundamental
Um dos projetos em que queremos investir o nosso tempo é o de manter um correto inventário do material circulante do nosso país, com o duplo fim de podermos dispor e partilhar listas de frota fiáveis e o objetivo de podermos contribuir para uma política de incorporações em acervos museológicos que faça jus à importância das peças.
Na fase inicial, vamos concentrar-nos em compilar o máximo de informação possível: o que existe, onde existe e em que estado está. Vale tudo: estações, triagens, museus, resguardos e até material que esteja fora da rede ferroviária – em rotundas, escolas, parques urbanos e por aí fora. Numa segunda fase, vamos estudar uma forma de tornar todo este trabalho público e pesquisável. Mas não pensem que a utilidade só se iniciará na segunda fase: com o que recolhermos na primeira, estaremos em condições de fazer lobby mais ajustado, mais informado e, por isso, mais eficaz em prol de políticas de preservação ferroviária que respondam aos maiores desafios que a frota de material circulante nos coloca a todos.
A inventariação do material circulante é crítica para evitar erros do passado: não raras vezes se destruiu material único por se acreditar em listas desatualizadas e imprecisas que indicavam haver ainda mais exemplares idênticos na rede. Não pretendemos substituir-nos aos proprietários do diverso material circulante, apenas ser uma contribuição positiva para afinarmos toda a informação que existe sobre o assunto.
Ajudem-nos a inventariar de Norte a Sul do país
Contamos com as ajudas de todos os nossos amigos que por esse país fora se vão cruzando com circulações e material parado: fotografias de conjuntos, grandes planos de vagões, carruagens, locomotivas, draisines, etc… e, claro, fotografias dos respetivos números de frota. Deste modo, vamos conseguir compilar informação com um grau de precisão muito elevado e cruzá-la com as listagens oficiais que temos na nossa posse.
Para isso, abrimos uma caixa de correio eletrónico para onde nos podem enviar todos os avistamentos que façam: lembrem-se, para que um inventário possa ser fiável é fundamental haver suporte documental. Por isso se quiserem contribuir enviem-nos sempre fotografias da numeração – este ponto é muito importante! Em princípio o nosso servidor de email receberá sem problemas todos os emails com tamanho até 50 MB, portanto que não seja o tamanho das fotografias e dos vossos documentos o problema aqui.
Envia as tuas informações e fotografias para: inventario@caminhosdeferro.pt