Visita de Estudo a Madrid foi um grande sucesso

Maquete à escala 1:1 do Talgo Avril – as carruagens com 3,2 metros de largura permitem uma sensação de espaço mesmo na configuração 3+2

No passado dia 01 de Dezembro organizámos uma visita de estudo a Madrid, com o duplo objetivo de permitir aos vencedores do concurso fotográfico APAC – Talgo deslocarem-se para a receção dos prémios e visita à fábrica da Talgo em Las Matas e ainda para conhecer melhor o trabalho desenvolvido no Museu das Delicias, em Madrid.

O plano incluiu viagem de ida e volta no comboio Lusitânia, que registou uma ocupação muito grande tanto à ida como à volta, e permitindo tomar refeições a bordo, no que foi um teste bem apreciado por todos à boa comida portuguesa servida a bordo, quer ao jantar como ao pequeno almoço.

Tendo conseguido uma paragem extraordinária do Lusitânia Lisboa – Madrid em Pinar de las Rozas, o grupo foi recebido nesta estação pela Talgo, que fez o favor de alugar um autocarro para nos poupar a uma deslocação de cerca de 1,5 quilómetros até à fábrica. A extrema simpatia e hospitalidade do fabricante espanhol ficou patente em todas as pessoas que nos receberam, com particular destaque para Fernando Puente, da comunicação, e de João Meireles, o responsável da empresa pelo mercado português e latino-americano. Também Manuel Galán, ilustre autor de inúmeras obras ferroviárias, nos recebeu com todo o carinho e atenção.

Visita da fábrica da Talgo, com apresentação da tecnologia equipando os novos comboios da Arábia Saudita

Depois de um pequeno almoço que nos foi oferecido na cafetaria da Talgo, ali bem junto às portas de entrada ao estilo do Talgo III, fomos conhecer uma maquete à escala real do novo Talgo Avril, que a empresa fabricará para a Renfe a partir do próximo ano. No auditório da companhia foram entregues os prémios referentes ao concurso fotográfico e realizada uma sessão de apresentação da história e produtos Talgo, tendo-se desenvolvido uma interação constante e positiva entre apresentadores e audiência, onde o interesse e curiosidade foi visível durante todo o período. A cereja no topo do bolo foi a visita à fábrica, onde testemunhámos a atividade da empresa no fabrico de equipamentos de manutenção, manutenção de motores diesel e, claro, de comboios. A fábrica está ainda a terminar os comboios para a Arábia Saudita, da mesma plataforma Talgo 350 dos comboios “Pato” já em serviço na Renfe, e que pudemos conhecer do lado de fora como do lado de dentro.

Locomotiva da Alsa Rail, que opera comboios históricos entre Madrid e El Escorial

O grupo deslocou-se depois em comboio suburbano para a antiga estação das Delicias, no centro de Madrid, onde o diretor do Museu, Carlos Abellan, nos esperava com um largo sorriso e na companhia dos presidentes da Fundação das Associações de Amigos de Caminhos de Ferro de Espanha e da Associação de Amigos dos Caminhos de Ferro de Madrid. Tendo em conta a hora, começámos por almoçar a bordo de uma carruagem restaurante CIWL, onde nos foi servida uma revigorante refeição num caloroso convívio que encheu por completo os 24 lugares sentados da carruagem.

Explicação sobre história e tecnologia do TER, a bordo.

Na parte da tarde tivemos uma completa visita ao museu, incluindo os comboios no exterior (com destaque para uma 2100 ex-Renfe e atual Alsa Rail que foi colocada em funcionamento). Carlos Abellan encarregou-se de nos contar a história do espaço que visitávamos e das muitas atividades que vão preenchendo a agenda do museu – no dia anterior tinha havido uma filmagem no Museu e ao final da tarde já estavam a ser preparadas mesas ao longo do Museu para um grande jantar que ocorreria nessa noite.

A excelente exposição temporária e a exposição permanente de infraestrutura ocuparam boa parte da visita, coroada com uma visita especial a bordo do comboio TER ali estacionado e que se encontra impecavelmente restaurado.

Jesus Vigil, o presidente da Federação de Associações, ocupou-se da história e curiosidades do material circulante exposto debaixo da espetacular cobertura da antiga estação das Delícias, preenchendo o imaginário de todos com vigorosas pinceladas de episódios históricos e proezas tecnológicas que nos transportaram para o contexto operacional da época. A visita terminou com uma visita à sede da AAF Madrid, onde muitos associados se ocupavam já das grandes maquetes da associação e onde se preparava mais uma exibição ferroviária no amplo anfiteatro da associação, decorado com bancos de antigos comboios Ferrobus.

O final de tarde foi aproveitado por quase todos para um passeio pelo centro de Madrid, antes de recuperar energias já no calor do Lusitânia de regresso a Lisboa, que incluiu passagem pelo já branco puerto de La Cañada, na impressionante subida de Madrid até Ávila.

É com todo o carinho e reconhecimento que agradecemos publicamente à Talgo, ao Museu Ferroviário das Delicias, à Federação das Associações e à AAF Madrid toda a simpatia, calor e atenção que nos dispensaram e que permitiram que o nosso grupo se sentisse em casa na vossa companhia.

Fotografia de grupo, no final da visita ao museu das Delicias


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *