A carreira da 0111: 1948 – 2005

A 0111 na antiga lavagem do Barreiro, em 2004.

A unidade 0111 da CP foi colocada em serviço no segundo semestre de 1948, depois da aquisição contratada à Nohab em 1946. A 0111 faz parte das 9 automotoras longas de via larga adquiridas pelos Caminhos de Ferro do Estado, das quais as primeiras quatro tinham originalmente apenas um motor diesel e as restantes cinco contavam já com dois motores diesel, disposição rapidamente generalizada. Além destas 9 automotoras, a CP adquiriu na mesma altura seis automotoras idênticas. Com a atribuição da gestão de toda a rede à CP a série foi também ela unificada.

A 0111 era a primeira das automotoras dos Caminhos de Ferro do Estado com dois motores, tendo sido numerada na altura como AC2mfy 1001. A numeração indicava que se tratavam de automotoras com 1ª e 3ª classe, 2 motores, espaço de furgão e com bogies.

Sendo uma automotora adquirida pelos Caminhos de Ferro do Estado foi atribuída desde o primeiro momento ao depósito do Barreiro, único depósito que conheceu em toda a sua muito longa vida. Fazia serviço nas linhas que eram dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, irrigando a partir do Barreiro toda a região Sul. Como todas as restantes unidades (quer do CFE quer da CP) estava pintada num sóbrio esquema que conjugava como cores dominantes o verde-azeitona e o creme.

Conheceu depois a brilhante decoração azul unificada, com bandas vermelhas ao longo da carroçaria, antes de em meados de 1970, na rápida alteração e unificação de esquemas de cor da CP, ter adoptado a típica decoração vermelha e branca das automotoras, num primeiro momento com listas brancas de inclinações opostas nas frentes e depois com uma única inclinação e prolongando-se as listas até à porta atrás das cabines de condução, esquema com que terminou a sua vida.

Em 1980 foi remotorizada como as restantes irmãs e renovada no seu interior sendo que, no que foi apenas o caso das 0109, 0110 e 0111, a renovação foi bastante ligeira. Resumiu-se à aplicação de novos estofos sobre os bancos de madeira da 2ª classe e reestofar os bancos de 1ª classe, mantendo elementos característicos de separação entre salões e zonas de entrada e bagageiras. Este foi aliás um dos motivos para que fosse a 0111 a escolhida para figurar na coleção do Museu Nacional Ferroviário.

Foi finalmente parada a 21 de Março de 2005 após ter percorrido um percurso total que era à altura recorde no parque diesel da CP e que só haveria de ser ultrapassada, um ano depois, pela irmã 0106, a última a circular na rede.

Dados fundamentais

  • Numeração original: AC2mfy 1001
  • Numeração UIC: 90 94 8 020111-4
  • Em serviço: 1948 – 2005 (57 anos)
  • Depósitos: Barreiro
  • Quilometragem total: 5.649.594 quilómetros
  • Data de abate à circulação comercial: 21-03-2005
  • Data de transporte para o Museu Nacional Ferroviário: 19-10-2012


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