Locomotiva 1505 será exposta na Guarda

A Rádio Altitude publicou a notícia de que a locomotiva 1505, atualmente resguardada nas oficinas do Barreiro, rumará à cidade da Guarda para ser exposta numa rotunda perto da estação.

Esta locomotiva foi a única locomotiva que sobreviveu ao abate entre todas as locomotivas 1500 e 1520 que ainda sobravam no Barreiro, abandonadas, no final da última década. Vendida pela CP à EMEF, a locomotiva foi depois restaurada esteticamente mantendo o belo esquema de decoração laranja da CP e devia ter sido enviada para Mangualde.

Após o insucesso do acordo com a Câmara de Mangualde, surge agora o acordo com a Câmara da Guarda, que cuidará da locomotiva. A série chegou a frequentar a linha da Beira Alta.

Importará agora acompanhar as condições de preservação na rotunda rodoviária onde estará em exibição, gorando-se a possibilidade da mesma ficar inserida num eventual projeto museológico no Barreiro.



2 thoughts on “Locomotiva 1505 será exposta na Guarda”

  • Não sou propriamente contra o seu envio para a Guarda mas creio que estaria melhor num museu resguardada dos efeitos do tempo pois é sabido que as câmaras não têm propriamente um bom historial de preservação do seu património. Basta ver algumas igrejas e outros monumentos de interesse nacional.

    Também já verifiquei que algum material circulante, nomeadamente locomotivas se encontram para venda. Por um lado é necessária alguma verba para se proceder ao restauro de outras peças mas quem sabe o que os compradores irão fazer com o material, que provavelmente poderá acabar mais tarde numa sucata em vez de ser salvaguardado. É o que acontece quando se vive num país que não tem dinheiro basicamente para nada.

    Em relação a carruagens não estou muito a par do que se tem feito mas espero que tenham igualmente a sorte de restauro que algumas locomotivas têm tido.
    Já agora espero que também se recupere vagões de mercadorias, de vários tipos.

    Parabéns pelo projecto do complexo do Barreiro e espero que seja mantida o mais possível a traça original onde se pode manter uma grande exposição ferroviária sem desvirtuar demasiado os edifícios. Por vezes há restauros que não são bem sucedidos. Há exemplos de cafés e restaurantes que alteram por completo o local.

    Atenciosamente
    Paulo Gama

    • Bom dia Paulo,

      Agradecemos os comentários que além de simpáticos têm bastante conteúdo.
      De facto o assunto da preservação (em geral) tem sempre muitas nuances e as de ordem financeira regra geral imperam num país de escassos recursos como o nosso. Os projetos para as carruagens e o Barreiro estão a andar, aguardando nós algumas respostas oficiais sobre esses temas. Sem prejuízo de aguardarmos continuamos a agendar novos encontros com as diversas instituições para mantermos no topo da agenda as prioridades que estamos a defender.

      Um abraço
      João Cunha

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