Locomotiva 1505 será exposta na Guarda
Esta locomotiva foi a única locomotiva que sobreviveu ao abate entre todas as locomotivas 1500 e 1520 que ainda sobravam no Barreiro, abandonadas, no final da última década. Vendida pela CP à EMEF, a locomotiva foi depois restaurada esteticamente mantendo o belo esquema de decoração laranja da CP e devia ter sido enviada para Mangualde.
Após o insucesso do acordo com a Câmara de Mangualde, surge agora o acordo com a Câmara da Guarda, que cuidará da locomotiva. A série chegou a frequentar a linha da Beira Alta.
Importará agora acompanhar as condições de preservação na rotunda rodoviária onde estará em exibição, gorando-se a possibilidade da mesma ficar inserida num eventual projeto museológico no Barreiro.
Não sou propriamente contra o seu envio para a Guarda mas creio que estaria melhor num museu resguardada dos efeitos do tempo pois é sabido que as câmaras não têm propriamente um bom historial de preservação do seu património. Basta ver algumas igrejas e outros monumentos de interesse nacional.
Também já verifiquei que algum material circulante, nomeadamente locomotivas se encontram para venda. Por um lado é necessária alguma verba para se proceder ao restauro de outras peças mas quem sabe o que os compradores irão fazer com o material, que provavelmente poderá acabar mais tarde numa sucata em vez de ser salvaguardado. É o que acontece quando se vive num país que não tem dinheiro basicamente para nada.
Em relação a carruagens não estou muito a par do que se tem feito mas espero que tenham igualmente a sorte de restauro que algumas locomotivas têm tido.
Já agora espero que também se recupere vagões de mercadorias, de vários tipos.
Parabéns pelo projecto do complexo do Barreiro e espero que seja mantida o mais possível a traça original onde se pode manter uma grande exposição ferroviária sem desvirtuar demasiado os edifícios. Por vezes há restauros que não são bem sucedidos. Há exemplos de cafés e restaurantes que alteram por completo o local.
Atenciosamente
Paulo Gama
Bom dia Paulo,
Agradecemos os comentários que além de simpáticos têm bastante conteúdo.
De facto o assunto da preservação (em geral) tem sempre muitas nuances e as de ordem financeira regra geral imperam num país de escassos recursos como o nosso. Os projetos para as carruagens e o Barreiro estão a andar, aguardando nós algumas respostas oficiais sobre esses temas. Sem prejuízo de aguardarmos continuamos a agendar novos encontros com as diversas instituições para mantermos no topo da agenda as prioridades que estamos a defender.
Um abraço
João Cunha