Proposta de salvaguarda de veículos Sorefame apresentada

Remetemos hoje formalmente a diversas entidades a proposta que formulámos nos últimos meses para a salvaguarda de material rebocado da Sorefame – carruagens de diversas tipologias, furgão de bagagens e ambulância postal.

O trabalho dos últimos meses consistiu num rigoroso processo de investigação histórica – que continua, mais novidades em breve – que conduziu à formulação de critérios que no nosso entender devem ser observados para garantir que o nosso país conseguirá salvaguardar e manter para o futuro o grande legado industrial da Sorefame, que entre 1960 e 1975 construiu mais de 320 veículos de diversos tipos para a CP, entre carruagens e furgões.

Além da pesquisa histórica, o nosso trabalho de inventariação das unidades ainda sobreviventes de Norte a Sul, para o que contámos com muitos voluntários de diversas proveniências, permitiu detalhar propostas de ação nomeadamente tendo em vista o restauro de carruagens em condição original, permitindo reaver tipologias de carruagens entretanto extintas por transformações, vendas ou abates – exemplo disso são as carruagens de 2ª classe de tipo B9yf, construídas entre 1962 e 1963, e que não chegaram aos nossos dias.

Incluímos ainda um pedido às diversas entidades para que seja atribuído mais espaço ao Museu Nacional Ferroviário, nomeadamente aproveitando edifícios devolutos no Barreiro, para que exista espaço suficiente para que o Museu possa perseguir o seu objetivo de retratar e representar as grandes etapas da nossa história ferroviária.

Endereçámos por isso a nossa proposta ao Museu Nacional Ferroviário, CP – Comboios de Portugal, Ministério do Planeamento e Infraestruturas, Ministério da Cultura e grupos parlamentares da Assembleia da República, prevendo ainda envio para a Ordem dos Engenheiros num futuro próximo.

Temos de intenção de partilhar a nossa proposta neste espaço público, algo que faremos nas próximas semanas. Fiquem atentos!

A quem nos ajudou neste difícil trabalho o nosso agradecimento e reforçamos que contamos com toda a colaboração que puderem disponibilizar-nos. Pela salvaguarda da memória ferroviária nacional.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *