/

Gostavas de ajudar na reparação de uma automotora? Vem daí!

A APAC e a sua secção de Preservação Ferroviária está desde 2017 a reparar a automotora 0111 do Museu Nacional Ferroviário, no contexto do serviço de voluntariado da sua Fundação.

Substituição de um reforço estrutural, na última sessão de trabalhos

Em média, dois Sábados por mês juntamos pessoas de todo o país no Entroncamento para um dia de volta da “nossa” septuagenária sueca, que depois de vários milhões de quilómetros percorridos anseia por regressar à sua melhor forma e, de forma digna, preservar para sempre o inexcedível legado destas míticas automotoras de via larga.

Além dos trabalhos de reparação, onde contamos com a preciosa ajuda e supervisão científica do Museu Nacional Ferroviário, são dias onde o convívio ferroviário está sempre presente enquanto os comboios passam. Mesmo ao fim de semana, o movimento ferroviário de passageiros e mercadorias é sempre impressionante. E, claro, o delicioso repasto no restaurante da dona Judite, paredes-meias com o Museu Nacional Ferroviário, é sempre um excelente momento para retemperar forças e programar os trabalhos.

Folha de chapa preparada para incorporação na automotora

Gostavas de ajudar? Gostavas de conhecer mais pessoas e colaborar na Preservação Ferroviária em Portugal? Envia-nos um email para preservacao @ caminhosdeferro.pt (sem espaços), e diz-nos no que poderias ajudar e com que periodicidade, para podermos avaliar se podemos conciliar-nos. Relembramos apenas que este tipo de missão requer continuidade pois há contratos a celebrar para protecção dos voluntários e alguma formação que tem de ser assegurada. Quem estiver familiarizado com trabalhos de serralharia seria duplamente bem-vindo!

Quanto mais braços tivermos ao dispor, mais horizontes se abrirão para todos. A colaboração é o segredo do sucesso. Anda daí!



2 thoughts on “Gostavas de ajudar na reparação de uma automotora? Vem daí!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *