À conversa com Joaquim Pinto Mendes da APAC

No passado dia 1 de fevereiro, os alunos do Clube Europeu Júlio Dinis – Gondomar, realizaram uma entrevista online ao Senhor Joaquim Pinto Mendes da APAC.

No início, os alunos explicaram ao senhor Joaquim que este ano letivo o Clube Europeu está a trabalhar “O Pacto Ecológico Europeu. Os Transportes Ferroviários como promotores da sustentabilidade”, por este motivo entenderam ser de grande importância falar com alguém ligado à temática dos transportes ferroviários. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história e evolução dos comboios e das vias férreas e a sua importância no desenvolvimento local, nacional e europeu, apesar do encerramento de muitas linhas. Foi ainda, dado a conhecer alguns termos e respetiva explicação o que enriqueceu, ainda mais, a atividade. Os participantes ficaram a conhecer alguns objetos da coleção do entrevistado o que despertou, ainda mais, a vontade dos mesmos aprofundarem este tema.

Antes de terminar, ficou a promessa de uma futura colaboração do senhor Joaquim e da sua coleção privada, na apresentação pública dos trabalhos dos alunos.

No final, foi feito um balanço da entrevista e esta foi considerada muito positiva e que a mesma lhes despertou a curiosidade sobre este meio de transporte. Houve até alunos que manifestaram o desejo de viajar de comboio e fazer uma visita ao Museu Ferroviário com as suas famílias. Salientaram a simpatia e disponibilidade do senhor Joaquim a quem agradecemos pela partilha dos seus conhecimentos e dos objetos da sua coleção particular.

Os alunos nas sessões do Clube Europeu estão a desenvolver diferentes atividades ligadas aos transportes ferroviários, que poderão ser divulgadas posteriormente.

Deixe uma resposta