A 0111 já está pintada!

Os trabalhos de recuperação da 0111, que a APAC iniciou em colaboração com o Museu Nacional Ferroviário e que desde o surgimento da pandemia de Covid-19 contam também com o apoio de voluntários da CP, atingiu uma etapa marcante – a pintura!

Depois de finalizado todo o restauro de chapa e montagem de todas as estruturas de madeira interiores, a automotora recebeu já parte da pintura interior (creme) e tem praticamente finalizada a pintura exterior (em vermelho e branco, como acabaram a carreira), faltando apenas inscrições e a aplicação do zebrado branco.

Os próximos meses serão de montagem dos interiores, antes de um regresso à linha que se prevê para 2023. A automotora conta já com motores e bogies totalmente revistos e, graças à contribuição recebida pelo Museu Nacional Ferroviário por conta de 0,5% de IRS cedido por vários cidadãos, tem à sua espera rodados novos também.

Nunca é demais relembrar o apoio da CP em permitir a continuação da intervenção debaixo do tecto das suas oficinas, de relembrar a disponibilidade do Museu Nacional Ferroviário para abraçar um projecto inédito deste género e de sublinhar a importância do associativismo e da dinâmica da APAC, que permitiu mais rapidamente recuperar um dos veículos mais importantes do espólio museológico nacional, quer por via de trabalho voluntário de restauro como para o muito trabalho voluntário envolvido na criação e venda de obras literárias para financiar a intervenção. Associe-se!

O antes e o agora… já faltou mais!

Deixe um comentário